Top 5 filmes que passam no teste de Bechdel


29 março 2015

hipster no Tumblr

Oi gente! Sim, sumi. Mas i'm back, bitches! 

No post de hoje vim indicar 10 filmes maravilhosos que passam dignissimamente no Teste de Bachdel. Você sabe que teste é esse? Não??? Então vamos conhecer mais sobre essa invenção linda.

O teste recebe esse nome em homenagem a cartunista Alison Bechdel, que em 1985 expressou a ideia através de uma personagem de seu quadrinho Dykes To Watch Out For. Originalmente o projeto se limitava apenas a filmes, mas hoje ele já é estendido a outros recursos midiáticos.

O Teste de Bechdel não foi bem recebido, pois muitos dos grandes sucessos cinematográficos da época não passavam pelas regras de Bechdel. Só que com o passar do anos, os cinemas de algumas regiões passaram a incorporar a ideia de Alison, trazendo mais feminismo pra mídia, e a ideia se popularizou.

Agora, vamos ao teste... Em quantos filmes que contém duas mulheres ou mais com NOMES você consegue pensar? Em quantos elas estão conversando uma com a outra? Ah, sobre alguma coisa que não seja homens. ~pausa~ Difícil né? É esse o propósito. Filmes onde mulheres não possuem suas vidas resumidas ao sexo masculino e suas conversas e fofocas restringidas ao que Fulano de tal fez noite passada. Aqui vai uns roteiro base bastante conhecidos e populares no cinema:

"Um homem muito galã, rico e simpático está o tempo todo cercado de MUITAS mulheres ao seu redor. Estas estão tentando ganhar a atenção dele, para serem beijadas e levadas para sair. Entretanto, existe uma mulher X considerada a ÚNICA ~inteligente~ e ~ocupada~ que não da atenção pro cara. E é claro que ele vai se apaixonar por ela e fazer de tudo para ambos ficarem juntos. No final, obviamente, a moça se rende e os dois vivem felizes para sempre."

"Uma princesa muito bonita e indefesa é salva por um príncipe corajoso e forte, e os dois vivem felizes para sempre."

Por que, society, as mulheres não podem estar discutindo sobre a bolsa de valores, ou doenças sociais, ou tentando defender suas famílias, ou falando sobre música boa, ou livros, ou filmes SEM SEREM CONSIDERADAS CHATAS OU INEXISTENTES? Bom, é esse o Teste de Bechdel. Confiram aqui 10 filmes que conseguiram passar por ele e vamos assistir!

Melancolia
Untitled | via Tumblr
O tempo só serviu para afastar as irmãs Justine e Claire. Nem o casamento entre Justine e Michael serve como desculpa para aproximá-las e, depois da cerimônia, Justine começa a ficar triste e melancólica. Quando o anúncio sobre a colisão da Terra com outro planeta chega ao conhecimento, as reações são bem diferentes. Justine está conformada, enquanto o desespero do iminente fim apavora Claire.

Pequena Miss Sunshine
Neverland start here dreamer | via Tumblr
O filme conta a história de uma excêntrica família que inclui um pai que escreve livros de auto ajuda, uma mãe que tenta a todo custo manter a paz, o irmão da mãe que acabou de tentar suicídio, um avô muito louco e os dois filhos do casal, um garoto que se recusa a abrir a boca para falar e uma garotinha apaixonada por concursos de beleza. Quando essa menininha, Olive, é convidada a participar do Little Miss Sunshine, a família, com todas as suas diferenças e peculiaridades, precisará se unir para ajudá-la a realizar o sonho e partem todos em uma viagem numa Kombi amarela. Depois de assistir, você fica com um calorzinho no coração.

Volver
Filme SENSACIONAL! Três gerações de mulheres sobrevivem ao vento quente, ao fogo, à loucura, à superstição, e até mesmo à morte, à base de bondade, de mentiras e de uma vitalidade sem limites. São elas Raimunda, casada com um operário a viver do subsídio de desemprego e uma filha adolescente, Sole, a sua irmã, que ganha a vida como cabeleireira, e a mãe de ambas, morta num incêndio, juntamente com o marido. O fantasma da mãe regressa à terra para ajudar primeiro a sua irmã e depois a Sole, embora com quem tenha deixado importantes assuntos pendentes tenha sido com Raimunda e com a sua vizinha da aldeia, Agustina. Tudo isto é só o início de uma história tão complexa quanto simples, tão comovente quanto terrível.

Valente
Contrariando a grande maioria das princesinhas Disney, Valente conta a história de Merida, uma princesa que foi criada para se casar e ser uma rainha impecável. Mas a garota de cabelos rebeldes não tem a menor vocação para essa vida, preferindo cavalgar pelas planícies selvagens da Escócia e praticar o seu esporte favorito, o tiro ao arco. Quando uma competição é organizada contra a sua vontade, para escolher seu futuro marido, Merida decide recorrer à ajuda de uma bruxa, a quem pede que sua mãe mude. Mas quando o feitiço surte efeito, a transformação da rainha não é exatamente o que Merida imaginava... Agora caberá à jovem ajudar a sua mãe e impedir que o reino entre em guerra com os povos vizinhos.

Os Excêntricos Tenenbaums
Royal Tenenbaum e sua esposa Etheline Tenenbaum tiveram três filhos, Chas, Margot e Richie, e logo depois resolveram se separar. Com o passar dos anos cada um dos filhos demonstrou talentos diferentes, tornando-se todos bem-sucedidos. Chas logo em sua adolescência resolveu investir em bens, demonstrando um dom natural para finanças, enquanto que Margot se tornou uma escritora de sucesso e Richie um tenista profissional de sucesso. Mas toda a história de sucesso dos três jovens Tenenbaums é esquecida quando seu pai resolve reatar os antigos laços e lutar pelo amor de Etheline, que está prestes a se casar com seu contador, Henry Sherman.

É isso gente, espero que tenham gostado! Me segurei pra não acrescentar outros mil filmes ao top 5, mas quem quiser conferir uma lista mais completa, clique AQUI.

Beijos e até o próximo post!

3 comentários:

  1. Assisti Volver. Amo os filmes do Almóvodar.
    Boa semana!

    http://www.jj-jovemjornalista.com/

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar do teste e acho bem legal.
    Desses filmes só assisti Valente :o Nossa.
    Abraços! http://diario-noturno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Kkk não entendi muito bem mas sempre imaginei desse jeito. A história eh sempre a mesma.
    Já to te seguindo Plum, já conhecia seu blog antes, bastante tempo, quando eu era blogueira, agora eu voltei anônima. Muito feliz de reencontrar seu blog, ele está lindo demais ^^
    lostcandykingdom.blogspot.com

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos. Obrigada e volte sempre! ✌ ♥