Visualizar

Resenha: O Guia do Mochileiro das Galáxias


25 janeiro 2014



Oláaaa! Hoje vim resenhar pra vocês O Guia do Mochileiro das Galáxias, escrito pelo Douglas Adams. Pra quem não sabe, este é um dos principais livros de ficção científica do mundo. Tem até um dia específico (25 de maio) que homenageia o autor, o famoso Dia da Toalha, por conta das várias citações do objeto no livro. A data foi oficialmente lançada ao mundo em 2001, e acabou ficando conhecida também por homenagear os nerds.

"A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se (…) Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. (…) se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito."

Esse livro tem como protagonista um rapaz muito simpático, Arthur Dent, que está prestes a ter sua casa demolida por um trator do governo (você sabe, aquelas desculpas de construir tal rodovia e blá blá blá), e o seu melhor amigo, um cara muito estranho chamado Ford Prefect (não é perfect, rs). No dia em questão, o Arthur resolve que não irá deixar o prefeito demolir sua casa e acampa em frente a ela. Já Ford Prefect tem problemas maiores para se preocupar, pois o fim do mundo acontecerá daqui há alguns minutos e ele quer se despedir adequadamente de todos os seus conhecidos.

E de fato, as previsões do Ford estavam corretas. Mas não é nada extraordinariamente fantástico. Por algum acaso, uma nave alienígena resolve destruir nosso planeta, porque ela gosta de demolir coisas e ponto final. E o único terrestre escolhido para ser salvo é Arthur Dent. Não por questões de humildade ou porque ele é a melhor pessoa da Terra. Simplesmente porque é o melhor amigo de Ford Prefect, que na verdade não era um humano, mas sim um E.T muito bacana disfarçado de um de nós. E este tinha uns equipamentos maneirissimos capaz de prever o fim dos nossos tempos e sair de lá antes de tudo acabar, além de um guia incrível para os aventureiros das galáxias.

E então os dois melhores amigos são lançados no espaço. Se você não sabe, é impossível sobreviver mais do que alguns segundos quando se está solto em um lugar como esse, ou seja, a única chance de Ford e Arhur sobreviverem era quase como uma em um milhão. Mas como a sorte estava a favor deles, uma nave chamada Coração de Ouro estava vagando por ali durante essa fração de segundo e acaba salvando-os. Assim tem início as aventuras...

Arthur e Ford conhecem Zaphod, o presidente da galáxia e também o ladrão dessa nave que abriga o Gerador de Improbabilidade Infinita, Trillian, uma astrofísica humana que fugiu com Zaphod e Marvin, um robô extremamente sentimentalista e depressivo que se considera um inútil irrelevante. Pelas aventuras, Arthur vai descobrindo que não somos os seres mais inteligentes da galáxia, e as nossas ideias já formuladas sobre ciência, história e etc estavam, em sua maioria, erradas. Ou seja, não passamos de mais um.

As situações cômicas que o Douglas Adams cria nesse livro te fazem rir e pensar. Ao mesmo tempo que parecem ser absurdas, percebemos que são também críticas a sociedade e as suas ideias muito mais formuladas sobre a nossa existência, a vida e tudo mais. 

Se você não leu esse livro ainda, não sabe o que está perdendo. No submarino, ele se encontra por um preço bem acessível, clique aqui para comprar.

Já leram o livro? Gostaram da resenha? Comentem!

14 comentários:

  1. Oii super adorei seu blog já estou seguindo , então poderia visitar meu blog e seguir ?

    http://umdiariosobremoda.blogspot.com.br/

    beijos <3

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito da cultura nerd, e eu sou louca pra comprar essa coleção, parece ser incrível! Adorei a resenha!

    Beijinhos,
    http://aquelamalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu já estive prestes a comprar esse livro, mas não comprei, mas até que parece bom. Eu gostei da sua resenha e ele foi pra minha lista u.u Ótimo post.

    www.diarioruivo.com

    ResponderExcluir
  4. Ja tinha ouvido falar desse livro, mas nunca tinha visto uma resenha. Gostei da historia, parece uma aventura bem divertida!
    Vou adorar esse livro com certeza...
    seguindo ja!
    bjs

    thereasonwebnovela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu quero essa coleção, parece ser perfeita. ♥

    http://katyperrymonitoracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse livro já esta na minha wish list!! Parece legal
    Tô te seguindo aqui, viu? Vem conhecer meu blog: http://llegaraquince.blogspot.com.br/
    Beijos!! @angelicapmota

    ResponderExcluir
  7. Nunca ouvi falar desse livro,mas amei a resenha,me interessei e vou em busca dele.bjs
    http://www.simonebastos2007.com/

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia, achei a capa linda, parece ser interessante.

    See ~~> http://wondermarcelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Já tinha ouvido falar nesse livro só que não havia me interessado pesquisar sobre ele. Gostei muito da resenha, vou comprar ele assim que puder!

    Beijos,
    chuvadeejaneiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse livro! Muito legal!
    Amei a resenha! :3
    Beijos e fique com Deus!
    Batom De Framboesa.

    ResponderExcluir
  11. Já ouvi muitos comentários positivos sobre esse livro e agora com a sua resenha fiquei mais curiosa ainda! Entrou pra minha listinha de desejos.

    Te convido a participar do sorteio que está rolando no meu blog!
    http://blog-fabulous.blogspot.com

    Beijos,
    Stéphanie

    ResponderExcluir
  12. Iria comentar sobre os livros, mas a unica coisa que vou dizer é 42

    http://www.rayneon.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente que sabe que a resposta para a vida, o universo e tudo mais é 42! <3

      Excluir
  13. Sou péssima para achar as 'histórias por detrás'. Parece que foi por isso que não gostei tanto do livro :( mas, 42, anyway! Um dia a resposta aparece! HFIUASDHIUASDHC
    Beijos ♥

    Conspirantes

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos. Obrigada e volte sempre! ✌ ♥