Visualizar

Melhores leituras de 2014


09 janeiro 2015

cookies | Tumblr

Oi gente! Em 2014 eu li relativamente pouco, cerca de 40 livros. Mas a maioria entrou pra minha lista de favoritos da vida, e aqui estão eles! 



O Oceano No Fim do Caminho
Um homem que está enfrentando fortes problemas emocionais, volta a casa onde sua melhor amiga de infância morava. Lá ele se descobre revivendo as experiências de quando era criança, com detalhes precisos, porém absurdos demais para serem reais. Neil Gaiman escreveu uma obra extremamente melancólica que retrata a importância da melhor e mais reveladora época na vida de um ser humano, a infância.

Crime e Castigo
Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petesburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria: grandes homens, como César e Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História. Este ato desencadeia uma narrativa labiríntica que arrasta o leitor por becos, tabernas e pequenos cômodos, povoados de personagens que lutam para preservar sua dignidade contra as várias formas da tirania. Essa sinopse não diz NADA sobre Crime e Castigo, mas posso dizer que quando terminada a leitura, o leitor não sai completamente ileso, algo na sua forma de pensar irá mudar, a sua vida vai mudar, entende? É muito forte. Então não tenho exatamente palavras pra descrever o que eu senti lendo, é apenas genial e todos deveriam ler.

A Menina Que Roubava Livros
Essa foi uma releitura, mas A Menina Que Roubava Livros é o tipo de livro que, se der, quero ler todo ano. É um dos meus preferidos e mais marcantes livros! Aqui, a Morte conta, dentre as muitas histórias que permearam a Segunda Guerra Mundial, a vida de Liesel Meminger, uma menina que conheceu as palavras, e por elas foi salva de todas as maneiras que alguém pode ser salvo. Mesmo relendo, me fez passar a noite pensando na história, que é muito sensível, triste e verdadeira.

Laranja Mecânica
Uma ficção científica distópica, que revela um mundo cruel, diferente e ao mesmo tempo parecido com o nosso atual. Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta brilhante e perturbadora história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma reposta igualmente agressiva de um governo totalitário. Incríveeeeel!!!!

1984
Esse é outro livo extremamente forte, que mexe muito com o leitor. Winston, herói de 1984, último romance de George Orwell, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. O’Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que 'só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade - só o poder pelo poder, poder puro.'

Alice
Já tinha lido Alice naquelas versões para crianças, curtinhas. Mas lendo essa edição, completa, você começa a ver as metáforas escondidas por trás da história, e que esse, definitivamente, não é um livro infantil. As viagens de Alice são muito loucas, os personagens são bizarros e é tudo muito sensacional!

Cem Anos de Solidão
Em Cem anos de solidão, Gabriel Garcia Márquez narra a incrível e triste história dos Buendía - a estirpe dos solitários para a qual não será dada uma segunda oportunidade sobre a terra. O livro também pode ser entendido como uma autêntica enciclopédia do imaginário. Livro incrível que mexeu muito comigo! Peguei emprestado da biblioteca, mas já quero comprar pra mim. Esse livro é simplesmente incrível, tocante, maravilhoso!

O Hobbit
Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e Gandalf que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfretando trolls, orcs, wargs, elfos para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, o dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda Terra-Média. Extremamente divertido, bem escrito e bom demais!

O Morro dos Ventos Uivantes
O Morro dos Ventos Uivantes é doentio, arrebatador e incrível. Fala sobre a Catherine e o Heathcliff, amigos de infância cruelmente separados, mas o amor que nutre o casal é tão forte, que nada consegue de fato separá-los. Esse amor acaba se revelando doentio e peculiar, deixando rastros de ódio e vingança. A cena mais sensacional é quando o Heathcliff desenterra sua amada, já morta porém com uma aparência intacta, e começa a conversar com ela, como se ainda estivesse viva (!!!!). Muito bizarro. Um dos melhores de todos os tempos!

Garota Interrompida
Esse foi o livro de não-ficção do ano. Fala do período em que a autora, Susanna Kaysen passou internada em um hospital psiquiátrico. Vamos acompanhando desde o início até seus últimos dias dentro da instituição. Como ela foi parar lá e o quanto essa experiência mudou completamente a sua vida. Esse livro aborda, principalmente, os padrões da sociedade, e o que acontece quando você não consegue se encaixar neles, e acaba por se perder totalmente.

As Crônicas de Nárnia
Histórias fantásticas do mundo de Nárnia. Aventuras, batalhas épicas, personagens incríveis, mistério... Enfim, a série é maravilhosa. ~e eu esqueci de tirar foto do livro~ Li no final de 2013 e vim terminar no início de 2014, e que fim mais incrível!

Quem É Você, Alasca?
O melhor livro do John Green, aquele que melhor conseguiu transmitir os dramas da adolescência. Fala sobre o Miles, um garoto impopular que decide ir para uma outro instituição escolar, e lá conhece amigos como Coronel e Alasca, que vão induzi-lo a vivenciar as intensas e inesquecíveis experiências que envolvem a juventude e as consequências muitas vezes dolorosas.

Fúria dos Reis
Esse livro me deixou completamente LOUCA. Sério! As Crônicas de Gelo e Fogo é uma série incrível, com muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, mortes, traições, romance, dragões, reinos... Pra quem ainda não leu, leia! O livro é super grosso, mas o George Martin prende o leitor dentro das muitas histórias que envolve esse mundo.

Tem Alguém Aí?
Esse foi o primeiro livro que li da Marian Keyes, e eu não tava esperando grande coisa. Mas gente, que surpresa boa! Conta a história da Anna Walsh, uma mulher que se encontra em um estado deplorável, tanto físico quanto psicológico. Bem ferida, deduzimos que ela sofreu um acidente. Anna fala o tempo todo sobre seu marido, Aidan, o porquê dele não falar com ela etc etc. E assim o leitor vai tentando descobrir o que de fato aconteceu e onde está o tal Aidan. O chick lit é dividido em duas partes, e a segunda parte é de quebrar o coração, sério, muuito triste! Marian Keyes também acrescenta humor a história e em certas partes eu CHOREI de rir!

Um Lugar Na Janela
Livro com incríveis relatos de viagens feitos pela autora, que em cada lugar que visita acaba descobrindo não só a cultura de cada país, mas a si mesma. Leitura muito divertida, reflexiva e que me deixou morrendo de vontade de sair por ai viajando!

É isso gente... :) Beijo!

6 comentários:

  1. Também não li o quanto queria em 2014, mas enfim hehehe 2015 ta ai pra isso ♥ Da sua lista já li A Menina que Roubava Livros, 1984, Alice (no país das maravilhas), Quem é você, Alasca? e Nárnia quero terminar um dia, quem sabe. E da lista também quero muito ler Laranja Mecânica, Garota Interrompida, o das Crônicas de Gelo e Fogo e Um Lugar na Janela. É isso, beijão Plum!

    ResponderExcluir
  2. Nossa parabéns por ter lido todos esses livros, conheço alguns e eles são ótimos...

    princesamaloka.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. O hobbit, A menina que roubava livros estão entre as minhas leituras de 2014 também ambos são meus queridinhos. O morro dos Ventos uivantes eu li tem uns 2 ou 3 anos e gostei muuito também. E entre os outros que você citou quase todos estão na minha lista *-* Parabéns pelas leituras e muitos livros para nós nesse 2015 kkk *---*

    https://diferente-mentee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu estou muuuuuuito ansiosa pra ler "Laranja Mecânica", porém sempre acho-a num preço tão caro que até me desanima :(
    Não sabia que "Garota, Interrompida" também era livro, achei que era só o filme, espero achá-lo na saraiva, fiquei curiosa pra mais detalhes sobre ele <3
    Beijoos ♡ || Caramelos Encantados

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li A Menina que Roubava Livros, mas quero muito ler! Adorei os "resuminho", vou ver se compro ou baixo :D


    criatividade-sem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Já li alguns desses livros e são muito bons, quero ler os outros e to doida para ler 1984, deve ser muito bom.
    Beijos
    Dezesseis de Volta | Fan Page

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos. Obrigada e volte sempre! ✌ ♥